Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UMA IMPLEMENTAÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS DE MÁQUINAS SÍNCRONAS EM MATLAB/SIMULINK COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

2021; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5335/rbecm.v4i2.11624

ISSN

2595-7376

Autores

Alcedir Luis Finkler, Maurício De Campos, Paulo Sérgio Sausen, Airam Teresa Zago Romcy Sausen,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Na disciplina de máquinas elétricas, ofertada em cursos técnicos e cursos de engenharia voltados à área elétrica, estuda-se um dos principais componentes utilizados em sistemas de geração de energia elétrica: a máquina síncrona. A compreensão do funcionamento dessa máquina requer um conhecimento prévio de disciplinas como física e matemática. Física para o estudo do momento de inércia, coeficiente de atrito, interação entre campos magnéticos, e matemática para a compreensão das equações utilizadas na construção dos modelos. Logo, este tema, além de ser muito importante para compreensão dos sistemas elétricos, envolve a aplicação de conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas dos respectivos cursos. Para a realização das aulas, algumas atividades podem ser desenvolvidas em laboratório, porém, há alguns parâmetros nessas máquinas que são inacessíveis por meio de experimentação prática e precisam ser analisados via simulação computacional. Entre os possíveis softwares para realização dessas simulações está o MATLAB/SIMULINK. Em uma proposta realizada com alunos do curso Técnico Subsequente em Eletromecânica desenvolveu-se o presente trabalho, que reúne os principais modelos matemáticos de máquinas síncronas e descreve a sua implementação em MATLAB/SIMULINK. A atividade proposta permitiu aos alunos uma melhor compreensão do princípio de funcionamento dessas máquinas.

Referência(s)