Artigo Acesso aberto

A BÍBLIA SAGRADA NA AULA DE HISTÓRIA

2020; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20873/vol12n2pp52-70

ISSN

2238-7188

Autores

Alline de Assis Xavier Maia,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

O trabalho é fruto de parte de minha pesquisa de doutorado, e tem por objetivo analisar como a Bíblia, livro sagrado para os cristãos, tem aparecido nas escolas brasileiras, principalmente por parte de alunos e seus responsáveis, que incentivados por discursos de líderes religiosos,aclamam a necessidade do livro como “construtor de verdades e moralidades”, devendo ser incentivado, muita vezes até enquanto “conhecimento escolar”. Para a compreensão desse movimento, utilizo como exemplo um caso de controvérsia, ocorrid em minha experiência etnográfica nas aulas da disciplina de História, durante a observação de campo numa escola pública da rede estadual, localizada no segundo distrito de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX