A BÍBLIA SAGRADA NA AULA DE HISTÓRIA
2020; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20873/vol12n2pp52-70
ISSN2238-7188
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoO trabalho é fruto de parte de minha pesquisa de doutorado, e tem por objetivo analisar como a Bíblia, livro sagrado para os cristãos, tem aparecido nas escolas brasileiras, principalmente por parte de alunos e seus responsáveis, que incentivados por discursos de líderes religiosos,aclamam a necessidade do livro como “construtor de verdades e moralidades”, devendo ser incentivado, muita vezes até enquanto “conhecimento escolar”. Para a compreensão desse movimento, utilizo como exemplo um caso de controvérsia, ocorrid em minha experiência etnográfica nas aulas da disciplina de História, durante a observação de campo numa escola pública da rede estadual, localizada no segundo distrito de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Referência(s)