
A TRANSMIDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR CONTEMPORÂNEO
2021; Volume: 2; Issue: 04 Linguagem: Português
10.51249/gei02.04.2021.482
ISSN2675-7451
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo tem por finalidade delinear os diferentes caminhos necessários para a formação do leitor contemporâneo, o objetivo é trazer a luz do conhecimento que a trasmidia hoje, se traduz como perspectiva fortuita na formação do leitor, dado as diferentes possibilidades que permeia e concatenam-se com o ato formativo. Esse artigo estrutura-se a partir de uma descrição do que é trasmidia e de que forma ela acontece contribuindo para/na formação do leitor contemporânea. O estudo bibliográfico do livro “Cultura da Convergência” de Henry Jenkins (2009) embasa em sobremaneira a estrutura desse trabalho e também a leitura trasmidiada de obras como: a saga Harry Potter e A escrava Isaura. Para além de entendermos como o processo trasmidiatico contribui na formação do leitor, visamos identificar o passo a passo, que convergem na (re) estruturação do conhecimento e saberes leitores.
Referência(s)