
Coletânea de uma Década de Ensino de Programação para Estudantes da Rede Pública no Projeto Introcomp
2021; Volume: 29; Linguagem: Português
10.5753/rbie.2021.2125
ISSN2317-6121
AutoresMarco A. M. Oliari, José J. M. Uliana, Beatriz M. S. Maia, Mirelly M. da Silva, Sophie D. Gama, Thiago T. Paiva, Roberta Lima Gomes, Patrícia Dockhorn Costa, Rodrigo Laiola Guimarães,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste artigo apresenta os 10 anos de trajetória do projeto de extensão universitária Introcomp. O projeto visa introduzir a programação de computadores para estudantes de ensino médio da rede pública. O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência da equipe do Introcomp na aplicação de diferentes abordagens para facilitar a aprendizagem de programação para seu público-alvo no decorrer desses anos - passando da linguagem C para Python, de aulas tradicionais a aulas totalmente interativas, chegando em 2020 ao modelo totalmente remoto devido à pandemia de Covid-19. Com isso, o artigo mostra como as lições aprendidas têm ajudado a equipe a repensar o uso de metodologias, tecnologias e plataformas digitais no ensino de programação para jovens do ensino médio em tempos de pandemia. A contribuição deste trabalho traz um avanço para o estado da arte e tem o potencial de ampliar o entendimento da comunidade sobre intervenções de educação em computação direcionadas principalmente ao público jovem.
Referência(s)