
Construção e validação de um material educativo como estratégia de promoção da alimentação adequada e saudável na Atenção Básica
2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Linguagem: Português
10.12957/demetra.2021.58489
ISSN2238-913X
AutoresThainá Lobato Calderoni, Yasmin Garcia Ribeiro, Mônica Ferôni de Carvalho, Elizabeth Accioly, Naiara Sperandio, Jane de Carlos Santana Capelli,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoIntrodução: Os materiais educativos e didáticos distribuídos na Atenção Básica constituem importantes estratégias de promoção da saúde e de Educação Alimentar e Nutricional. Objetivo: Apresentar o processo de construção e validação de um material educativo sobre a alimentação de crianças menores de dois anos, dirigido aos profissionais de saúde. Método: Realizou-se estudo quantitativo com delineamento estruturado em duas etapas: construção e validação do material educativo. O processo de construção do material educativo se deu a partir da revisão da literatura e das atividades práticas desenvolvidas com mães e profissionais de saúde das unidades de saúde no município de Macaé-RJ. Na validação, o material educativo foi encaminhado por e-mail aos especialistas e, da mesma forma, após ajustes, enviado aos juízes. Calcularam-se as médias aritméticas, tendo como ponto de corte a nota ≥7 de cada item para verificar a importância/adequação atribuída e os desvios-padrão, tendo como ponto de corte o valor <3 para estimar o grau de consenso entre os especialistas e juízes. Resultados: O miniguia apresenta três módulos temáticos: Aleitamento materno, Alimentação Complementar partes 1 e 2. Na validação pelos especialistas, a média(±DP) foi 8,5(±1,2), sendo o material considerado importante/adequado e consensuado por todos; pelos juízes, a média(±DP) foi 9,9(±0,3), sendo considerado importante/adequado e consensuado por todos. Conclusão: O miniguia foi considerado “importante/adequado” e consensuado pelos avaliadores.
Referência(s)