
Proposta e aplicação de atividade de aprendizagem de ecologia nas dependências de instituições de ensino como alternativa de educação formal fora da sala de aula
2020; Universidade Iguaçu; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18571/acbm.209
ISSN2236-0867
AutoresTatiana Docile, Paulo Andrade, Priscila Almeida,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoA utilizacao de ambientes fora de sala de aula com a finalidade de desenvolver aprendizados e uma pratica pouco explorada como estrategia de ensino-aprendizagem na educacao formal. Portanto, este artigo propoe realizar uma atividade nas dependencias da instituicao de ensino sobre o conhecimento em relacao a alguns temas da disciplina de Ecologia ministrada para licenciandos em ciencias biologicas, no intuito de diminuir essas dificuldades no aprendizado do ensino de ciencias. Esta pesquisa apresentou abordagem qualitativa, do tipo exploratoria, devido a aproximacao com da realidade investigada com o objeto de estudo. A atividade foi desenvolvida para a turma do quinto periodo do curso de Ciencias Biologicas da Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Duque de Caxias –FEUDUC localizada no bairro de Gramacho, no municipio de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. Foi elaborado um questionario de atividades praticas, que abrange o estudo do metodo cientifico na pratica e a identificacao dos conceitos basicos de ecologia aprendidos em sala de aula. Os grupos fizeram esquemas, desenhos, reflexoes e discussoes. A aplicacao do instrumento foi realizada no mes de Abril de 2016. A atividade gerou uma entusiasmo e interesse na turma. Foi vivenciado alguns desafios na atividade como por exemplo a duracao extensa de tempo da pratica e ocorreu tambem um pouco de dispersao dos estudantes por estarem realizando em local aberto e outros colegas de outros periodos paravam para perguntar o que estavam fazendo no canteiro. Portanto, atividades fora da sala de aula, permite um aprendizado diferenciado, criativo e envolvente. E um metodo viavel que pode ser utilizado pelo professor que podem auxilia-lo no ensino promovendo inovacao, autonomia e curiosidade entre os estudantes.
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