
A MELODIA DO BEM-TE-VI COMPONDO SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ABORDAGEM STEAM
2021; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.23926/rpd.2021.v6.n3.e076.id1103
ISSN2526-2149
AutoresGeslane Figueiredo da Silva Santana, Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Edna Lopes Hardoim, Mazílio Coronel Malavazi,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo compartilha uma ação educativa fundamentada na abordagem STEAM, a qual articula Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática sob a perspectiva da melodia do pássaro Pitangus sulphuratus, o popular bem-te-vi. O cenário e ambiente de aprendizagem é o Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá (MT). O objetivo consiste em desenvolver propostas de atividades a partir da abordagem STEAM. A problemática caracterizou-se em como elaborar a abordagem STEAM a partir de um hóspede natural local do parque, o bem-te-vi. Alinhando-se com essa ideia, com respaldo em uma perspectiva de Educação Científica, entrelaçam-se cinco áreas em dois conceitos estruturantes: a Bioacústica e o Biomimetismo. Assim, apresenta-se a articulação de conceitos imersos nesse conjunto de ideias para a contribuição de processos que potencializem, nos estudantes, as habilidades, visando a uma participação crítica e consciente em relação ao conhecimento, a partir do hóspede natural do Parque, o bem-te-vi.
Referência(s)