
Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
2021; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 43; Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2021-0157
ISSN1806-9126
AutoresMarcello Ferreira, Roberto Vinícios Lessa do Couto, Olavo Leopoldino da Silva Filho, L. Paulucci, Fábio Ferreira Monteiro,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados à astronomia e à física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.
Referência(s)