
ANÁLISE PARA CONCEPÇÃO DE UMA ELETROVIA NA UFSM
2021; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 7; Issue: 10 Linguagem: Português
10.51891/rease.v7i10.2551
ISSN2675-3375
AutoresCésar Teixeira Pacheco, Steven Andres Gutierrez Padilla, Cristiane Cauduro Gastaldini, Gustavo Lenhardt Steffen, Arthur Cordeiro Andrade, Robson Ferreira dos Santos Júnior,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO estado do Rio Grande do Sul, segundo dados do IBGE, no ano de 2018, possuía o quarto maior PIB (produto interno bruto) per capita do Brasil [1]. Apesar de ter extrema relevância no contexto econômico brasileiro, o mesmo não pode ser afirmado quando tratamos dos carros elétricos e da eletromobilidade. Há muitos anos já se tem conhecimento que os combustíveis fósseis são limitados, ou seja, terminarão. Porém, segundo o Sindipeças, entidade que representa os fornecedores da indústria automotiva, há 45,9 milhões de automóveis em circulação no Brasil, sendo que somente 40 mil unidades têm propulsão alternativa [2]. Quando tratamos do contexto gaúcho, segundo site do Detran-RS, em 2020, o Rio Grande do Sul possuía uma frota de 186 veículos elétricos e 1.540 veículos híbridos, novamente, uma parcela muito pequena da frota total de automóveis [3]. Um dos motivos que explica o baixo número de carros elétricos no estado é o pequeno número de eletropostos instalados, sendo restritos na maioria das vezes, às maiores cidades, ou a eletropostos particulares. Para se ter uma dimensão desse baixo número de eletropostos, em toda região Noroeste do Rio Grande do Sul, não há nenhum eletroposto público, segundo o site PlugShare, com dados de 2021 [4]. Inserido neste contexto, com a intenção de fomentar o avanço da eletromobilidade em solo gaúcho, surgiu o atual artigo, com o objetivo da criação de uma eletrovia, interligando quatro campus da Universidade Federal de Santa Maria, localizados em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen com a capital do Estado, Porto Alegre. Para a criação desta eletrovia, é projetada a construção de 4 eletropostos, aproveitando-se do eletroposto já construído e em funcionamento no campus da UFSM em Santa Maria, tendo como principal característica que os eletropostos contarão todos com carregadores rápidos, já que o único carregador rápido instalado no Rio Grande do Sul é o próprio de Santa Maria. Então, a partir desta nova eletrovia, com pontos de recarga rápida, será possível também realizar diversos estudos sobre os impactos destes carregadores, tanto para a rede local como regional. Para fomentar a utilização desta eletrovia, está prevista também a aquisição de 4 carros elétricos, sendo eles distribuídos um para cada campus da UFSM, mostrando assim a comunidade os benefícios da utilização de carros elétricos, bem como, incentivando a disseminação da eletromobilidade.
Referência(s)