Artigo Acesso aberto

A história paralela contada pelos motion graphic designers em aberturas

2021; Linguagem: Português

10.5151/cidicongic2021-026-355684-cidi-comunicacao.pdf

ISSN

2318-6968

Autores

Jaíne Cintra, Paulo Carneiro da Cunha Filho, Marcelo M. Soares,

Tópico(s)

Multimedia Communication and Technology

Resumo

Este artigo fala da relação entre o texto e a imagem em aberturas. O que começou no cinema nos anos 1950, migrou para séries, telenovelas e games. Vamos apresentar a teoria proposta no livro Semiotics and title sequences -Text-Image Composites in Motion Graphics, de Michael Betancourt (Routledge, 2017), a partir de uma resenha do autor referenciado. Para identificarmos trabalhos que tenham similaridade com a teoria do autor, utilizamos as etapas sugeridas pela ferramenta StarT para uma Revisão sistemática de literatura: Planejamento, Execução, Seleção e Extração. Assim, apresentaremos uma análise retórica própria para estas narrativas, proposta no lugar das abordagens que consideram estes trabalhos apenas como apêndices das produções principais que acompanham e suas três características principais: o modo Imagem como base, o Caligrama e o modo Rébus.

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