
Corredores iluminados
2021; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 7; Linguagem: Português
10.23899/relacult.v7i4.2199
ISSN2525-7870
AutoresPatrícia Schneider Severo, Simone Portella Teixeira de Mello, Vanessa Eliza Fischer,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoPromover e compartilhar cultura e conhecimento, por meio da criação de espaços físicos e virtuais, coletivos e interdisciplinares, de estudo, lazer, convivência e integração cultural, entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, é uma ponte para uma melhor compreensão da educação e do papel da universidade na comunicação com os mais diversos pontos. Este artigo representa um recorte do trajeto que liga partes homólogas e tem, como objetivo, relatar a experiência de criação do programa de extensão “Corredores Iluminados”, desenvolvido em uma universidade pública localizada no sul do Rio Grande do Sul. O referido programa, por meio da transformação de um espaço subutilizado, em uma área coletiva e interdisciplinar, propôs a reutilização de quadros brancos que, anteriormente, ocupavam as salas de aula, substituídos em função do desgaste e em função do não destino para descarte ou reciclagem. Ademais, o programa teve o intuito de transformar os corredores da universidade em espaços de criação de arte e de cultura, de modo que se tornassem verdadeiros murais artísticos para expressão cultural. O projeto sinaliza a extensão universitária como processo acadêmico definido e efetivado diante das exigências da realidade, além de parecer indispensável na formação acadêmica e no intercâmbio com a sociedade.
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