Moda e identidade cultural: contribuições do designer para a cultura local
2021; Linguagem: Português
10.5151/jopdesign2021-44
ISSN2318-6968
AutoresCristiane Rodrigues Neves, Edson José Carpintero Rezende,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
Resumo"A história da moda não é algo frívolo como possa parecer a princípio, uma vez que se pode levantar questões sobre a história da civilização humana no que diz respeito ao clima, aos materiais disponíveis, hierarquia social, assim como identidade cultural. Nesse sentido, é uma importante ferramenta de comunicação, contudo por muito tempo a moda foi exclusiva de realezas e impérios, mais tarde com o poder econômico e político da burguesia a moda passou a ser baseada nos gostos e valores estéticos dessa classe que contava com um estilo urbano, em contraste com os trajes populares associados à vida simples dos trabalhadores do campo. A importância da roupa transcende o tempo, culturas e espaços geográficos, indica quem somos como indivíduos e membros de uma sociedade; alguns povos têm forte relação com suas vestimentas tradicionais. Alguns adornos são considerados símbolos de identidade local, tais adornos possuem valor histórico, muitos dos quais são produzidos pelos próprios membros dessas sociedades; muitas dessas técnicas artesanais ancestrais são passadas de geração para geração, o que proporciona senso de pertencimento e respeito. Porém a indústria do vestuário em massa tem posto em risco este patrimônio em muitas comunidades no mundo, várias casas dedicadas ao artesanato como forma de renda e preservação do patrimônio imaterial estão fechando as portas. Em um momento de distanciamento social devido ao Covid-19, observou-se que o patrimônio imaterial exerce importante papel social, econômico e psicológico na vida das pessoas, visto que muitas comunidades em todo o mundo continuam a produzir seu patrimônio imaterial de forma criativa.Assim, o objetivo deste estudo é destacar a importância do trabalho do designer para a valorização do artesanato tradicional local como forma de promover emprego e renda e inclusão social desses artesãos. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica que considerou artigos, livros e sites da internet que versam sobre design, moda, sustentabilidade, patrimônio imaterial e identidade cultural. A pesquisa observou exemplos de projetos de designers para o reconhecimento da cultura e tradições locais, a exemplo do trabalho de reconhecimento da importância do tecido kente, para os povos africanos e afrodescendentes promovido por uma marca de moda de Gana em que mescla design contemporâneo com o tecido kente, assim como, o projeto Co-design, cooperação entre designers e artesãos de Portugal para o reconhecimento da importância do casaco “capucha” dos pastores do Norte do país para a história e cultura portuguesa, e ainda, o projeto de valorização da cultura e identidade das mulheres cholas da Bolívia, por meio do trabalho de uma designer local em que elevou o significado desses trajes como valor histórico e cultural do seu país. Observou-se que o trabalho do designer para o reconhecimento da identidade cultural, bem como para a valorização do ofício de artesãos locais é algo possível de ser realizado. Os exemplos em questão apontaram que o trabalho do designer representa uma ampla ferramenta que pode contribuir tanto para a geração de emprego e inclusão social, como para a valorização e preservação dos saberes e valores culturais."
Referência(s)