Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Notas para a reconstrução da noção de equidade subjacente ao desenho do Paic

2021; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 30; Issue: 115 Linguagem: Português

10.1590/s0104-403620210002902791

ISSN

1809-4465

Autores

Naira Muylaert, Alícia Bonamino, Maria Océlia Mota,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Resumo Esse artigo tem como objetivo analisar o desenho do Prêmio Escola Nota Dez, que faz parte do sistema de incentivos do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic) do estado do Ceará, à luz dos conceitos de equidade de Rawls e Dubet e dos conceitos de justiça escolar e de discriminação positiva formulados por Crahay e Dubet. Para tanto, são analisados documentos referentes ao Paic, a fim de explicitar como operam esses conceitos na formulação do Prêmio. À luz desses autores, o artigo analisa a forma sui generis de o Prêmio conciliar princípios de meritocracia e de equidade, no âmbito de uma política que, como o Paic, melhora os resultados do desempenho médio dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática, ao mesmo tempo em que consegue reduzir a desigualdade na distribuição social da aprendizagem dentro e entre as escolas das redes municipais de ensino cearenses.

Referência(s)