Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CENA POLÍTICA E QUADRO OPERÁRIO:

2018; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20873/vol10n1pp3-22

ISSN

2238-7188

Autores

Heloísa Selma Fernandes Capel, Jacqueline Siqueira Vigário,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O artigo trata dos sentidos articulados à ideia de modernidade nas telas e textos referentes aos artistas Nazareno Confaloni (1917-1977) e Eli Brasiliense (1915-1998). Em diálogo com os processos de modernidade e suas ressonâncias no campo artístico, explora as singularidades de um suposto modernismo regional, identificando nos autores a presença de uma estética com intensa tônica social. Investiga, por meio dos murais da Estação Ferroviária na cidade de Goiânia, “Bandeirantes Antigos e Modernos”, e da obra literária “Chão Vermelho”, a maneira com a qual a ética dominicana e sua percepção sobre a cidade moderna e seu ideal de progresso, se relacionam, necessariamente, com quadros operários e de denúncia social.

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