
Projeto de extensão: imigração e inclusão social no Oeste do Paraná, Brasil
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 14 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i14.21816
ISSN2525-3409
AutoresEthol Exime, Cleoson Moura dos Reis, Aline Costa Gonzalez, Juscelino Martins Costa, Mariell Lima Costa, Alvorí Ahlert, Wilson João Zonin, Vinícius Mattia,
Tópico(s)Migration, Ethnicity, and Economy
ResumoOs imigrantes que chegam no Brasil enfrentam muitos desafios e dificuldades. Entre eles estão o domínio do idioma e a assimilação cultural, que impactam diretamente no seu processo de inclusão social e na sua qualidade de vida. Sendo assim, foi elaborado um projeto, cujo objetivo era auxiliar os imigrantes no processo de acolhimento, que consistiu, principalmente, em aulas gratuitas de língua portuguesa e da cultura brasileira. Buscou-se responder como os projetos de extensão podem contribuir para a inclusão social dos imigrantes haitianos na região Oeste, do Estado do Paraná, Brasil? Este trabalho é de natureza qualitativa, cuja metodologia consiste em uma ideia simples de compartilhamento de conhecimentos, entre tutores e participantes, por meio de um questionário respondido por 27 participantes para obtenção dos dados. Concluiu-se que os projetos de extensão possuem fortes impactos na vida dos imigrantes haitianos, facilitando assim o processo de inclusão social através da aprendizagem linguística.
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