Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A extensão nos cursos de licenciatura da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil: narrativas de acadêmicos (as) interventores (as) nos territórios educativos

2021; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.37780/ch.v22i2.3958

ISSN

2179-6890

Autores

Ail Conceição Meireles Ortiz, Deividi Fernando Borges da Cunha, Diego Maia Miranda, Erick Kader Callegaro Corrêa, Leandro Pereira Quevedo, Liane Batistela Kist, Juliane Marschall Morgenstern, Márcio Tascheto da Silva, Pedro Angelo Miri,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta narrativas de acadêmicos de Cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, em torno das intervenções realizadas nos anos 2020/2021, sobre os territórios educativos. A educação superior tem como função maior a geração de saberes, por meio do ensino, pesquisa e da extensão universitária. A extensão universitária suscita a compreensão da atividade acadêmica, também, como consequência natural, da instauração de uma ambiência dialógica e de coparticipação entre uma agência geradora de saberes científicos e instituições comunitárias, produtoras de saberes socioculturais. A forma linguística de pronúncia do nosso pensamento diante dos objetos e ações, constitui a narrativa. Por meio de narrativas os estudantes passaram a retratar interpretações de processos sócio-históricos, culturais e educacionais, que para conhecer e compreender, diante de intervenções extensionistas. A vivência extensionista afirma fortes contribuições acadêmicas e profissionais para o fortalecimento da formação docente, uma vez que, a inserção sobre os territórios educativos, sejam eles escolares e/ou não escolares, lhes garante o conhecimento da realidade socioeducacional.

Referência(s)