Artigo Acesso aberto

As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 21; Linguagem: Português

10.5216/revufg.v21.70044

ISSN

1677-9037

Autores

Teresa Cardoso, Filomena Pestana,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No contexto da sociedade globalizada, as tecnologias da informação e comunicação dão corpo à cibercultura e, mais concretamente, permitem promover a inteligência coletiva. Tais dinâmicas estão presentes em muitos eixos da atividade humana, nomeadamente na educação, incluindo na educação aberta. Assim, e posicionando-nos neste eixo, refletimos sobre o impacto das tecnologias nos sistemas educativos, em particular no contexto dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para o efeito, consideramos uma tecnologia educacional em rede específica – a Wikipédia –, explorando o seu potencial, quer enquanto resultado da sabedoria das multidões, quer como uma comunidade de prática. E, da integração curricular que temos vindo a fazer desta enciclopédia, exemplo paradigmático da Web 2.0, salienta-se que por via da COVID-19, na atualidade, adquire uma outra dimensão no campo educativo, seja totalmente a distância ou na modalidade de blended learning.

Referência(s)