Artigo Acesso aberto

OS DESAFIOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19

2021; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2021.v6.n3.e087.id1321

ISSN

2526-2149

Autores

Diego Rodrigo Habr de Lima, Paulo Vilhena da Silva, Cristiane Ruiz Gomes, Cristina Lúcia Dias Vaz,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este trabalho visa mostrar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem da Matemática, por meio da análise das respostas a um questionário aplicado a alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Belém-PA. Buscamos entender quais as principais dificuldades enfrentadas por estes estudantes em aulas virtuais no período da pandemia da COVID-19 e como foi para eles a falta de interação presencial com os professores durante essas aulas. Para tanto, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica a respeito das aulas virtuais, compreendendo seus benefícios e seus desafios e encontramos, também, nos textos do psicólogo Henri Wallon, um referencial teórico para justificar como a afetividade é importante no processo de ensino-aprendizagem. Uma abordagem quali-quantitativa foi utilizada nas análises e os resultados mostram que a ruptura na relação presencial entre docente e discentes foi uma dificuldade a ser superada por todos.

Referência(s)