Artigo Acesso aberto

Perfil cromático de embalagens de produtos lácteos – um estudo preliminar

2021; Linguagem: Português

10.5151/cidicongic2021-011-353099-cidi-comunicacao.pdf

ISSN

2318-6968

Autores

David Guilhon, Erika V. de Castro, Viviane P. da Silva,

Tópico(s)

Sensory Analysis and Statistical Methods

Resumo

A cor é um fenômeno muito importante na vida humana, sobre os vários aspectos. É mediadora de sensações e sentimentos, promovendo pontes entre valores e produtos de consumo, em especial os produtos lácteos, alvo desta pesquisa, importantes tanto na economia, quanto na nutrição. O artigo visa analisar amostras de leite em pó, leite líquido, leite condensado e creme de leite encontrados no comércio varejista da cidade de São Luís do Maranhão. A metodologia aplicada pautou-se em 4 fases: identificação das marcas dos fabricantes, mapeamento e seleção das variáveis, coleta das cores e a montagem do perfil de cores. Os resultados mais relevantes então encontrados mostram a predominância do branco (38,45%) como cor principal e como secundária, seguido pelos tons de azuis (34,62%), igualmente enquadrados. A literatura sugere que tais cores, além de adequadas à produtos alimentícios e lácteos, asseguram ao consumidor qualidade, pureza, tranquilidade, confiança e verdade no que é vendido. Cores como vermelho (11,54%) e amarelo (7,69%), levantam a hipótese de a necessidade específica de marca e/ou linha de produto buscar destacar-se dos concorrentes. Conclui-se, ainda, que são necessários estudos mais aprofundados, ampliando a quantidade de marcas, como uma investigação focada em só um tipo de produto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX