
PESQUISAR A EDUCAÇÃO DA CLASSE MÉDIA NO BRASIL: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE BOURDIEU E O NEOMARXISMO
2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 24; Linguagem: Português
10.18224/educ.v24i0.8841
ISSN1983-7771
Autores Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO artigo dedica-se a uma discussao teorica sobre a analise da educacao da classe media brasileira. Partindo do problema de como enderecar a lacunar, mas fundamental pesquisa sobre a educacao desse estrato, o artigo oferece uma perspectiva de dialogo critico entre referenciais a partir de Bourdieu e a partir do Neomarxismo. Ao apresentar a contribuicao de Bourdieu, o artigo perpassa conceitos fundamentais, como habitus, capital cultural e distincao social, porem enfatizando como a teoria ajuda a pesquisar a classe media, indo alem da tradicao de olhar para a desigualdade educacional apenas do ponto de vista do fracasso escolar. No entanto, para dialogar com deste referencial, o artigo propoe uma articulacao com o aparato neomarxista, em particular a partir dos conceitos de hegemonia, senso comum e articulacao. Deste modo, a incorporacao da subjetividade de classe media e vista como relacionada com a objetividade das relacoes estruturais de maneira complexa, historica e contraditoria. O objetivo do texto, portanto, e o de contribuir para o debate no campo dos estudos sociologicos da educacao fornecendo possibilidades e questionamentos de ordem teorica e metodologica. Fazendo uso de revisao de literatura, o estudo traz como resultados reorientacoes para o estudo de como a desigualdade de classe se relaciona com a educacao, concluindo que ha espaco para novos desenvolvimentos neste campo a partir do estudo da classe media.
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