Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Nike e o Brasil imaginado: a produção do comercial Mandingas para a Copa do Mundo de 2010

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Issue: 52 Linguagem: Português

10.19132/1807-8583202152.108576

ISSN

1807-8583

Autores

Fabio Eloi de Oliveira, Dimas A. Künsch,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Os quatro comerciais de lançamento das campanhas da Nike para as Copas do Mundo de 2006 a 2018, e particularmente o mais extenso deles, Mandingas, para a Copa de 2010, constituem o objeto deste ensaio, com foco no Brasil imaginado do qual essa produção publicitária deriva. Pretende-se mostrar como a maior empresa de artigos esportivos do mundo interage com o imaginário social, num duplo sentido, tanto da busca de seus referenciais nesse imaginário como, ao mesmo tempo, de alimento e reprodução dessas construções simbólicas por meio dos filmes produzidos. Metodologicamente, a pesquisa toma por base a Hermenêutica de Profundidade, como formulada por John B. Thompson, com o suporte da análise de conteúdo e à luz mais ampla da compreensão como método. O texto espera promover a compreensão a respeito de como a publicidade pode atuar como formadora de vínculos entre a marca e o seu público, o que significa, no caso específico, com a própria nação brasileira.

Referência(s)