Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Sequência Didática no Ensino de Química: um estudo de situação-problema sobre contaminação da água: Didactic sequence in teaching chemistry: a study of problem situation on water contamination

2021; Volume: 15; Issue: 32 Linguagem: Inglês

ISSN

2237-0315

Autores

José Francisco Zavaglia Marques, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Uíliam Teixeira Terra,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O foco deste estudo e elaborar e implementar uma Sequencia Didatica (SD) acerca da tematica de contaminacao da agua e, a partir dos conhecimentos previos dos estudantes, promover o conhecimento cientifico, com a implementacao atividades ao longo da SD, contemplando os conteudos conceituais, procedimentais e atitudinais. Inicialmente, foi apresentado aos estudantes do 1° ano do Ensino Medio uma situacao problema, para que eles pudessem construir suas respostas e apresentar possiveis solucoes. A construcao das respostas ocorreu em dois momentos: levantamento de conhecimentos empiricos dos grupos e uma reconstrucao da solucao a situacao proposta apos estudos, pesquisas e intervencoes. A coleta e analises dos dados ocorreu por meio das respostas a situacao-problema. Os resultados obtidos indicam que a SD propiciou desenvolver conteudos alem dos conceituais da quimica, pois, tambem, contemplou os procedimentais e atitudinais, sensibilizando os educandos quanto as questoes ambientais, sociais, politicas e economicas, promovendo a insercao do conhecimento cientificos. Palavras-chave: Contaminacao da agua; Ensino de quimica; Sequencia didatica. Abstract The focus of this study is to develop and implement a Didactic Sequence on the theme of water contamination and, based on the students' previous knowledge, to promote scientific knowledge, with the implementation of activities throughout the Didactic Sequence, contemplating the conceptual, procedural contents and attitudinal. Initially, students in the 1° year of high school were presented with a problem situation, so that they could build their answers and present possible solutions. The construction of the answers occurred in two moments: with a survey of the groups' empirical knowledge and a reconstruction of the solution to the proposed situation after studies, research and interventions. The collection and analysis of the data occurred through the students' responses to the problem situation. The results obtained indicate that Didactic Sequence provided the opportunity to develop content beyond the conceptual of chemistry, it also contemplated the procedural and attitudinal, sensitizing students on environmental, social, political and economic issues, promoting the insertion of scientific knowledge. Keywords: Didactic sequence; Chemistry teaching; Water contamination.

Referência(s)