
FABRICANDO CONSENSO NO BRASIL: A MÍDIA E A EXCLUSÃO DE CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES BRASILEIRA E VENEZUELANA DE 2018
2021; UNIVERSIDADE DO VALE DA PARAÍBA; Volume: 27; Issue: 54 Linguagem: Português
10.18066/revistaunivap.v27i54.2608
ISSN2237-1753
AutoresRafael Sabatini Oliveira Lalli, Vânia Braz de Oliveira,
Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoNeste artigo, foi aplicado o “modelo de propaganda” de Chomsky & Herman no exame da cobertura feita pelas mídias de massa brasileiras sobre a exclusão de candidatos por processos jurídicos das eleições presidenciais brasileira e venezuelana de 2018. Para tal, foi empregada a metodologia chomskyana de estudo comparativo do material produzido pelo jornal O Estado de São Paulo entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2018 sobre os candidatos excluídos de cada pleito. Foram analisados o enquadramento da questão praticado pelo jornal em cada caso por meio de técnicas de representação, a pluralidade de opiniões apresentadas sobre o assunto e o posicionamento dos autores do material opinativo do veículo. Observou-se que a cobertura do jornal corrobora acusações de ataques à liberdade de candidatura no caso da eleição venezuelana, enquanto rechaça tais alegações no caso da eleição brasileira.
Referência(s)