
TUPINAMBÁ ÎE'ẽGA: VOCABULÁRIO ESCOLAR
2013; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.54221/rdtdppglinuesb.2013.v1i1.23
ISSN1808-7760
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste é o resultado de um estudo cuja intenção é organizar um vocabulário da língua Tupinambá para uso escolar na Escola Indígena de Olivença – Sapucaeira e nucleadas. Apresentamos uma tratamento fonológico da língua Tupinambá que, uma vez formulado, serviu como base para a transcrição fonética dos verbetes do vocabulário Tupinambá – Português de modo a contribuir com o projeto Tupinambá. São utilizados como suporte para reconhecimento dos fonemas as Gramáticas de José Anchieta e Luiz Figueira, bem como estudos recentes para as línguas de família tupi (BORELLA, 2000; SAMPAIO, 1997). Além destas gramáticas e estudos, faremos uso do documento proveniente da 1a. Convenção Ortográfica Tupinambá de Olivença (07/11/2010), no qual acorda-se sobre qual ortografia a ser utilizada para o Tupinambá. O Dicionário alvo para recolha do léxico é o organizado por Gonçalves Dias no século XIX. Como citar: SANTOS, Clara Carolina Souza. Tupinambá Îe' ẽga: vocabulário escolar. Orientadora: Consuelo Godinho Costa. 2013. 112f. Dissertação (mestrado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2013. Disponível em: xxxxxxxxxxxxx. Acesso em: xxxxx
Referência(s)