Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O papel da academia brasileira de neurologia no ensino da neurologia uma visão pessoal

1991; Thieme Medical Publishers (Germany); Volume: 49; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0004-282x1991000400020

ISSN

1678-4227

Autores

Marco Aurélio Lana–Peixoto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) tem demonstrado crescente interesse pelo ensino da neurologia, tanto na graduação quanto na residência médica. Ela deve definir o padrão da prática da neurologia no país, traçar o perfil de competência mínima do neurologista, determinar a competência mínima em neurologia do médico não-neurologista, desenvolver suas próprias atividades de ensino, e definir e propiciar o desenvolvimento das qualidades humanísticas desejáveis no neurologista. A ABN deve formular um currículo mínimo de neurologia na graduação e na residência médica e esforçar por sua adoção pelas escolas médicas e pelos Programas de Residência. Além disso, a ABN deve, por si própria, tornar-se agente efetora do ensino através: de um Programa de Educação Continuada, promovendo cursos e simpósios; da elaboração de um sistema de ensino programado em neurologia, via postal; da implantação de videoteca e de banco de dados da literatura. A Comissão de Ensino deve desempenhar papel fundamental em todas as atividades de ensino promovida pela ABN, definindo sua política, estabelecendo prioridades e coordenando as ações de ensino dos Grupos de Trabalho e Pesquisa.

Referência(s)