Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE DO SEGMENTO DE ATRATIVOS CULTURAIS DA CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO DE JUIZ DE FORA

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29149/mtr.v5i2.5966

ISSN

2525-8176

Autores

Thiago Duarte Pimentel,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Tendo em vista o contexto nacional, de severa escassez de estudos sobre a cadeia produtiva do turismo, como de suas ferramentas de gestão, esta pesquisa teve como objetivo analisar a cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora (MG). Neste artigo, nos ativemos a análise do subsetor de atrativos culturais, os seus componentes estruturais, principais elos, processo interno de gestão e relacionamentos interorganizacionais. Realizou-se uma revisão teórica sobre os principais conceitos de gestão de operações, administração da produção, planejamento e controle da produção (PCP), logística, posicionamento logístico, cadeia produtiva e de suprimentos em turismo, proporcionando um modelo teórico que orientou a análise. Metodologicamente, realizou-se um mapeamento sistemático, através de uma amostragem não intencional e probabilística com 100 empresas que compõem a cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora (MG), complementada por dados qualitativos, sendo 6 representativas do segmento cultural, e que foram objeto deste artigo. Os resultados deste segmento mostram que apesar de ter um faturamento médio anual de 3.6 milhões/ano, por empresa, o setor ainda carece de integração interorganizacional, o que nos leva a concluir que se o setor fosse integrado estratégica e interorganizacionalmente, esse resultado poderia ser muito melhor.

Referência(s)