A CONSTRUÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CASINHA DOS ANIMAIS”: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

2014; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Márcia Cristina de Oliveira Figueiredo, Alessandra Araújo Chaves, Izabella Scalabrini Saraiva, Marcelo Diniz Monteiro de Barros,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O jogo didatico intitulado “Casinha dos Animais” foi desenvolvido durante o periodo do Estagio de Licenciatura, do Curso de Ciencias Biologicas, para que alguns alunos com deficiencia, de uma escola inclusiva da rede municipal de Contagem, tivessem acesso ao conteudo de zoologia nas atividades que foram desenvolvidas pelas estagiarias do curso. O jogo foi elaborado utilizando materiais simples e de facil acesso e aplicado a dois alunos especiais, um com Sindrome de Parkinson e retardo mental leve e o outro com Esquizencefalia. Com a aplicacao da atividade, foi possivel trabalhar caracteristicas como habitat, alimentacao e o tipo de locomocao de seis animais: minhoca, sapo, peixe, gato, rato e galinha. Apos o uso do recurso didatico observou-se que os alunos treinaram suas coordenacoes motoras, suas percepcoes visuais e aprenderam o conteudo abordado. Os envolvidos fizeram uma avaliacao do material e constataram que o mesmo pode contribuir para que criancas com deficiencia, em uma escola inclusiva, possam aprender Ciencias, reafirmando a importância do formato ludico no processo ensino-aprendizagem.

Referência(s)