Artigo Produção Nacional

O CONCEITO DE VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA LINEAR: UM OLHAR PELA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD

2018; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Ricardo Alexandre Alves Pereira, Samuel Rocha de Oliveira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Considerando a grande dificuldade na aprendizagem do conceito de espaco vetorial, que e objeto de estudo da Algebra Linear, e reconhecendo que o conceito de vetor e a base para a sua compreensao, escolheu-se o conceito de vetor como tema do presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Algebra Linear, ha uma carencia de investigacoes sobre a aprendizagem do conceito de vetor na perspectiva da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. A pergunta que norteou a pesquisa foi: “Qual a clareza e estabilidade do conceito de vetor na estrutura cognitiva dos alunos antes de iniciarem o estudo de espacos vetoriais?”. A investigacao foi feita tendo por base a producao inicial de um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Matematica, do Instituto Federal de Sao Paulo – Braganca Paulista, em um minicurso sobre espacos vetoriais. A partir dos resultados, pode-se dizer que, de forma geral, o conceito de vetor, ainda nao estava claro e, em alguns casos, nao estava disponivel na estrutura cognitiva do aluno.

Referência(s)