ENSINO DE ECOLOGIA NA PESPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
2020; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresLucas Martins de Avelar, Adrielly Rodrigues Alves, Larissa de Mello Evangelista, Rones de Deus Paranhos,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste trabalho versa sobre as atividades realizadas durante a disciplina de Estagio Curricular Obrigatorio III do curso de Licenciatura em Ciencias Biologicas da Universidade Federal de Goias – Regional Goiânia. O objetivo do estudo foi elaborar, desenvolver e avaliar uma unidade didatica segundo a Pedagogia Historico-Critica (PHC) para o ensino de Ecologia em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental II de uma das escolas parceiras do estagio. A proposta configurou-se a partir da relacao conteudo e forma e teve como referencial para a selecao dos conteudos biologicos Nascimento Jr (2010) e para a organizacao pedagogica das atividades a PHC de Saviani (2013), didatizada por Gasparin (2012). Foram realizadas quatorze aulas, nas quais foram problematizadas diferentes dimensoes dos conteudos de Ecologia. A analise da experiencia vivida no estagio aponta que a maior dificuldade reside no fato da nao compreensao total por parte dos educandos e educandas sobre a natureza doconhecimento cientifico e seus conceitos como saberes em movimento, produto de construcoes humanas socio historicamente localizadas. A hipotese e de o periodo relativamente curto de estagio, cerca de tres meses, tenha contribuido para a nao identificacao pelos professores estagiarios de todos os possiveis elementos de mobilizacao dos discentes. Todavia, mesmo em curto periodo, a unidade didaticaproporcionou aos alunos e alunas, mesmo que de forma embrionaria a ressignificacao de seu olhar frente aos conteudos da ecologia. Os resultados sinalizam ainda a necessidade da insercao integral da PHC enquanto fundamento organizativo para um ensino de ciencias e biologia que vise a humanizacao dos sujeitos.
Referência(s)