ENSINO DE ECOLOGIA NA PESPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

2020; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Lucas Martins de Avelar, Adrielly Rodrigues Alves, Larissa de Mello Evangelista, Rones de Deus Paranhos,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este trabalho versa sobre as atividades realizadas durante a disciplina de Estagio Curricular Obrigatorio III do curso de Licenciatura em Ciencias Biologicas da Universidade Federal de Goias – Regional Goiânia. O objetivo do estudo foi elaborar, desenvolver e avaliar uma unidade didatica segundo a Pedagogia Historico-Critica (PHC) para o ensino de Ecologia em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental II de uma das escolas parceiras do estagio. A proposta configurou-se a partir da relacao conteudo e forma e teve como referencial para a selecao dos conteudos biologicos Nascimento Jr (2010) e para a organizacao pedagogica das atividades a PHC de Saviani (2013), didatizada por Gasparin (2012). Foram realizadas quatorze aulas, nas quais foram problematizadas diferentes dimensoes dos conteudos de Ecologia. A analise da experiencia vivida no estagio aponta que a maior dificuldade reside no fato da nao compreensao total por parte dos educandos e educandas sobre a natureza doconhecimento cientifico e seus conceitos como saberes em movimento, produto de construcoes humanas socio historicamente localizadas. A hipotese e de o periodo relativamente curto de estagio, cerca de tres meses, tenha contribuido para a nao identificacao pelos professores estagiarios de todos os possiveis elementos de mobilizacao dos discentes. Todavia, mesmo em curto periodo, a unidade didaticaproporcionou aos alunos e alunas, mesmo que de forma embrionaria a ressignificacao de seu olhar frente aos conteudos da ecologia. Os resultados sinalizam ainda a necessidade da insercao integral da PHC enquanto fundamento organizativo para um ensino de ciencias e biologia que vise a humanizacao dos sujeitos.

Referência(s)