Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENTRADA NA CARREIRA: professores de educação Física participantes do PIBID

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Issue: 36 Linguagem: Português

10.20500/rce.v16i36.45199

ISSN

1809-5747

Autores

Maria Andresiele Andrade Carvalho, Diego Luz Moura, Itallo Ramon Moreira Bento,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A entrada na carreira docente é a fase entre o primeiro e o quarto ano de atuação. O objetivo foi analisar a entrada na carreira docente de professores de Educação Física participantes do PIBID. É uma pesquisa de campo com entrevista, realizada com 14 professores que participaram do PIBID. Os resultados indicam que esses professores relatam boa inserção na escola no início da carreira, apesar de apontarem que o programa ainda precisa progredir, no que diz respeito à supervisão, ao protagonismo do PIBIDIANO, bem como na oferta de maior número de vagas. Concluiu-se que o PIBID acontece de forma diferente em cada instituição, sendo assim, que não existe um PIBID único, mas uma diversidade de formas com que o programa acontece, que nomeamos por PIBIDs.A entrada na carreira docente é a fase entre o primeiro e o quarto ano de atuação. O objetivo foi analisar a entrada na carreira docente de professores de Educação Física participantes do PIBID. É uma pesquisa de campo com entrevista, realizada com 14 professores que participaram do PIBID. Os resultados indicam que esses professores relatam boa inserção na escola no início da carreira, apesar de apontarem que o programa ainda precisa progredir, no que diz respeito à supervisão, ao protagonismo do PIBIDIANO, bem como na oferta de maior número de vagas. Concluiu-se que o PIBID acontece de forma diferente em cada instituição, sendo assim, que não existe um PIBID único, mas uma diversidade de formas com que o programa acontece, que nomeamos por PIBIDs.

Referência(s)