Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Observação do desenvolvimento de linguagem e funções auditiva e visual em lactentes

2004; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0034-89102004000100015

ISSN

1518-8787

Autores

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Grasiela Conceição Barbarini, Heloísa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo, Magali Aparecida de Oliveira Arnais, Vanda Maria Gimenes Gonçalves,

Tópico(s)

Language Development and Disorders

Resumo

OBJETIVO: Investigar o desenvolvimento da linguagem e das funções auditiva e visual em lactentes de creche, a partir da avaliação realizada por educadores. MÉTODOS: Foram avaliados 115 lactentes, nos anos de 1998 a 2001, usuários de uma creche da área da saúde de uma universidade do Estado de São Paulo. Foi utilizado o "Protocolo da Observação do Desenvolvimento de Linguagem e das Funções Auditiva e Visual", com 39 provas no total, para a avaliação dos lactentes de 3 até 12 meses de idade. A aplicação desse Protocolo foi feita pelas educadoras da creche, devidamente treinadas. Utilizou-se o teste de Qui-quadrado ou Exato de Fisher. O nível de significância adotado foi de 5%. RESULTADOS: Os lactentes apresentaram um padrão diferente no desenvolvimento da linguagem quanto ao início do balbucio e das primeiras palavras, bem como na função visual, quanto à imitação e uso de jogos gestuais e de seguir ordem com uso de gestos. CONCLUSÕES: O ambiente creche propicia condições para um outro padrão de desenvolvimento de linguagem e das funções auditiva e visual. Ações de prevenção na creche devem integrar as áreas de saúde e educação num objetivo comum.

Referência(s)