É POSSÍVEL ROMPER COM A FRIEZA DO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
2011; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresGabriel Ribeiro, Iolanda Carvalho de Oliveira, Maria Laura Petitinga Silva,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO ensino do componente curricular Anatomia Humana e caracterizado pela divisao entre aulas teoricas, normalmente expositivas, e aulas praticas realizadas em laboratorios, privilegiando a transmissao de saberes em detrimento da construcao do conhecimento. O objetivo deste trabalho e descrever uma estrategia metodologica de ensino para este componente curricular, baseada no metodo de trabalhos globais, a partir das vivencias no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia. O emprego deste metodo globalizador possibilitou dar outro significado ao ensino de Anatomia Humana, identificado normalmente por um ensino livresco, distante da realidade do estudante e de sua futura pratica profissional. Ademais, sao apresentados relatos dos alunos e exemplos de produtos dos projetos desenvolvidos.
Referência(s)