CORRESPONDÊNCIAS ESTABELECIDAS E DIFERENÇAS IDENTIFICADAS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS EM ANALOGIAS PARA O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS

2008; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Leandro Londero da Silva, Eduardo Adolfo Terrazzan,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O ensino de modelos atomicos ocupa lugar de destaque na estrutura conceitual da Fisica. Assim, propomos a utilizacao de Atividades Didaticas baseadas em Analogias (ADA) para o ensino dos modelos de Thomson, Rutherford e Bohr. Procuramos responder as seguintes questoes: Quais sao as correspondencias estabelecidas e as diferencas identificadas entre analogo e alvo por alunos nas ADA para o ensino dos modelos atomicos? Qual o nivel de explicitacao destas correspondencias e diferencas? Em que medida, as respostas dos alunos aproximam-se de nossas expectativas? Para isso, selecionamos os analogos a serem utilizados, elaboramos ADA e implementamos as atividades em aulas de Fisica no Ensino Medio. Utilizamos, como instrumentos de registro de informacoes, a producao escrita dos alunos e a videogravacao das aulas. Os resultados encontrados permitem afirmar que a identificacao das semelhancas e das diferencas, feita mediante uma simples visualizacao de atributos, ocorre com maior grau de facilidade como, por exemplo, as do tipo estrutural e as que envolvem proporcoes. Independente da turma, os alunos estabeleceram correspondencias e identificaram diferencas para alem daquelas previstas nas atividades. Um fator que pode ter contribuido para isso foi o grau de familiaridade dos alunos com os analogos utilizados. A dificuldade ou simples ausencia de identificacao de semelhancas e diferencas por certos alunos pode ser devida a falta de habilidades especificas de identificar atributos, estabelecer relacoes, levantar hipoteses, identificar diferencas, sintetizar e registrar. Sendo assim, podemos dizer que o registro escrito, assim como a aprendizagem dos procedimentos acima mencionados, e um processo lento e que carece de praticas sucessivas.

Referência(s)