Corpos femininas e narrativas simbólicas afro-brasileiras: cotidianidade e (re) existências nas produções audiovisuais do Coletivo Mulheres de Pedra de Guaratiba: cotidianidade e (re) existências nas produções audiovisuais do Coletivo Mulheres de Pedra de Guaratiba

2021; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 30 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Raquel Terto, Denise Tavares,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o protagonismo, a poetica e a construcao narrativa dos videos “hibridos” ELEKO (2015), QUIJAUA (2016), Fe Menina (2017) e Mar de Elas (2018), obras produzidas pelo coletivo Mulheres de Pedra de Guaratiba, localizado na regiao oeste da cidade do Rio de Janeiro. Interessa a pesquisa as discussoes esteticas e o dialogo que estas obras estabelecem com a historia e memoria da identidade e cultura negra, situandoas no contexto do percurso dos coletivos que se formam como projetos de luta e resistencia no pais. Foca-se, particularmente, os processos de identidade e construcao de um grupo essencialmente feminino que se mobiliza pela reivindicacao de um protagonismo feminino negro. Tais metas implicam, para nos, um percurso metodologico que inclui, alem da analise audiovisual, abordar a dimensao cultural, de raca e de genero revisados pelo campo teorico e metodologico do paradigma dos novos movimentos sociais a luz de uma bibliografia norte-americana e brasileira de e sobre o feminismo negro. Justifica-se o caminho escolhido em funcao da hipotese de que o processo criativo do Mulheres de Pedra e modulado pela perspectiva da resistencia cotidiana – territorio problematizado especialmente por Heller (1985) –, e por uma atuacao “em” Coletivo (que assumimos justa e potente), contraria a logica estrutural racista e, portanto, de autoafirmacao enquanto mulheres negras.

Referência(s)