O ENSINO COMO INSTÂNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DO LÉXICO
2007; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.48075/ri.v9i1.4005
ISSN2359-6384
Autores Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoEste artigo tem por objetivo evidenciar que didatizar pesquisa recentedesenvolvida por pesquisadores brasileiros e uma forma de associar pesquisae ensino e que as atividades de ensino tambem resultam na producao deconhecimento. Feitas algumas consideracoes gerais sobre o sistema de producaoe divulgacao do saber universitario no Brasil, e, particularmente, no âmbito dasCiencias do Lexico, sao descritas e contextualizadas (de um lado, no projeto depesquisa de que fazem parte e, de outro, na disciplina de graduacao na qual osconteudos sao ensinados) atividades inerentes a didatizacao (avaliacao critica dasobras teoricas escolhidas, complementacao e aprofundamento das analises propostase elaboracao de atividades praticas) de modo a mostrar que estas atividadestambem sao responsaveis pela producao do conhecimento, a despeito de elas naoserem tao valorizadas quanto as atividades ditas de pesquisa
Referência(s)