
MMA e a conquista do gosto: disputas e seduções midiáticas
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 14 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i14.21913
ISSN2525-3409
AutoresAnna Cristina Brisola, Vinícius Caruzo Monteiro Laino, Rafael Carvalho da Silva Mocarzel,
Tópico(s)Sports, Gender, and Society
ResumoAo analisar a história da sociedade humana, as práticas desportivas sempre estiveram presentes, confundindo-se e se misturando com as culturas e sociedades ao redor do mundo. Dentre tais práticas, as lutas sempre ganharam grande destaque, tendo sido utilizadas não apenas para autodefesa ou promoção da saúde, mas também como ferramenta política para o entretenimento da população, integrando fortemente a chamada “política da cultura do pão e circo”. Já em tempos contemporâneos, o MMA (Mix Martial Arts) ganhou grande atenção da mídia nos últimos anos, tendo se tornado uma ferramenta midiática de espetacularização, entretenimento e ainda alienação popular. Assim, as mídias televisivas, digitais e impressas têm feito uso do MMA como uma forma de desconstrução e reconstrução do gosto popular. Nessa perspectiva, este estudo aqui apresentado em formato de ensaio acadêmico objetivou se debruçar e refletir criticamente sobre o MMA e a conquista do gosto através de manipulações midiáticas sendo alicerçadas pelos pensamentos de Guy Debord.
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