A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM REALIDADE ESCOLAR DA NOÇÃO DE VAZIO NO MODELO CORPUSCULAR DA MATÉRIA
2007; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresVander Edier Ebling Samrsla, Marcelo Leandro Eichler, José Cláudio Del Pino,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA investigacao sobre as concepcoes alternativas dos estudantes para os conhecimentos cientificos e uma das principais enfases das pesquisas realizadas no âmbito da didatica das ciencias. Neste artigo se apresenta o resultado da investigacao sobre as compreensoes de estudantes dos fenomenos que envolvem estados de agregacao da materia, processos de dissolucao, expansao termica do ar e mudancas de estado fisico. Alem da observacao de tais fenomenos, busca-se evidenciar as proposicoes dos alunos de modelos explicativos no nivel atomico-molecular. Essas elaboracoes conceituais ocorrem durante o processo de construcao de conhecimento mediado pelo professor. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, e possivel afirmar que houve evolucao dos estudantes em relacao a compreensao dos fundamentos da organizacao da materia a nivel submicroscopico. Nesse sentido, evidenciou-se uma melhoria na proposicao dos modelos, sendo utilizado modelos mais complexos para a explicacao dos fenomenos estudados em sala de aula. Dessa forma, os alunos conseguiram compreender a constituicao da materia por particulas, fazendo uso da nocao de particulas para justificar as diversas caracteristicas dos materiais, sua composicao quimica e as suas propriedades fisico-quimicas.
Referência(s)