
Apresentação "A educação de povos originários (indígenas), africanos e afrodescendentes no Brasil"
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18554/ifd.v8i2.5723
ISSN2359-1064
Autores Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA universidade brasileira enfrenta uma cruzada politica, por um lado, os recursos e fomentos estruturais e cientificos sao contingenciados estrategicamente e, por outro, os discursos contra a ciencia em todas as formas tomam conta da pauta publica que visa nao apenas desacreditar a ciencia quanto bani-la da esfera politica. Nesse cenario, emerge o que ha de pior no obscurantismo anticientifico e na difusao de politicas contrarias ao desenvolvimento educacional, politico e social. Somando isso aos efeitos devastadores da pandemia de Covid-19 e a desvalorizacao historica da educacao brasileira, o resultado nao e dos mais animadores, porem nao se trata de uma novidade. Essa politica avessa a educacao ja e conhecida de longo tempo, afinal “a crise educacional do Brasil da qual tanto se fala, nao e uma crise, e um programa. Um programa em curso, cujos frutos, amanha, falarao por si mesmos” (RIBEIRO, 2015, p. 31). Esse programa em curso foi criticado por Darcy Ribeiro em 1997, na 29a reuniao da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia (SBPC, cuja presidencia foi assumida agora por Renato Janine Ribeiro como primeiro filosofo a frente da instituicao). Depois de mais de duas decadas, lendo o titulo dessa conferencia naquela reuniao, podemos dizer que ele esta falando sobre o obvio . Nessa conferencia Darcy Ribeiro desvela o programa em curso na educacao nacional, e o resultado nao poderia ser mais patente: vivemos sob o ataque do obscurantismo anticientifico e na luta contra a privatizacao do ensino publico.
Referência(s)