GALILEU, KEPLER E SUAS DESCOBERTAS: ANÁLISE DE UMA PEÇA TEATRAL VIVENCIADA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
2014; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresRodrigo Baldow, Ana Paula Teixeira Bruno Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho apresenta uma experiencia didatica que teve como objetivo investigar as concepcoes de estudantes sobre as teorias Geocentrica e Heliocentrica, as descobertas de Galileu e as Tres Leis de Kepler, bem como verificar suas visoes sobre a ciencia como verdade absoluta, ou nao, a partir de uma atividade teatral. Essa vivencia foi realizada com estudantes do Ensino Fundamental e Medio, que construiram, junto com o seu professor de Fisica, uma peca de teatro que tratou de conhecimentos da Historia da Astronomia. Apos cinco meses da exibicao do espetaculo, foi aplicado um questionario, com seis questoes, com o objetivo de verificar as contribuicoes dessas atividades para a construcao do conhecimento cientifico. Diante dos resultados, observou-se que os estudantes, em sua maioria, conseguiram mobilizar suas ideias e levantar hipoteses, refletindo e estabelecendo relacoes entre as situacoes vivenciadas e o tema em estudo. Desse modo, essa experiencia didatica pode ser uma pratica pedagogica a ser utilizada por professores de Fisica, bem como das diversas areas do conhecimento, que se constitui como um processo ludico de ensino e aprendizagem do conhecimento cientifico
Referência(s)