APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM USO DE LABORATÓRIOS ONLINE NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA: UMA PESQUISA-AÇÃO.
2020; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresAlexandro Lima Gomes, Simone Meister Sommer Biléssimo, Juarez Bento da Silva,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste documento explorou os laboratorios onlinee suas potencialidades, para atividades praticas em disciplina de Quimica no Ensino Medio. O conteudo abordado foi densidade. Os laboratorios online(remoto e virtual), foram integrados em uma sequencia didatica investigativa(SDI), acessada em um ambiente virtual de aprendizagem. A SDI construida buscou contextualizara densidade como propriedade da materia e sua relacao com as ligacoes quimicas, o principio de Arquimedes e de como a densidade aparece no dia a dia. Apos a aplicacao da SDI foram aplicados dois questionarios, um sobre o perfil dos alunos e outro para avaliacao dos laboratorios online.Participaram da pesquisa 101 alunos de tres turmas de ensino medio do Instituto Federal de Santa Catarina -CampusArarangua. Conclui-se que o uso de laboratorios online, integrados a sequencias didaticas investigativas, contribuiram para um melhor entendimento do conceito de densidade e conteudos afins, motivando o aluno e facilitando seu aprendizado.
Referência(s)