Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ambiguidade: Uma palavra-chave na trajetória da teoria tonal

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2019.7.2.2873

ISSN

2317-9937

Autores

Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

A partir do estudo de Janna Saslaw e dialogando com outros comentaristas, o artigo propõe uma revisão da noção de ambiguidade no domí­nio da tonalidade harmônica. Para tanto, em perspectiva transepocal, são referenciados entendimentos de teóricos europeus (tais como Rameau, Rousseau, Kirnberger Vogler, Weber, Sechter, Richter, Hauptmann, Riemann, Schenker, Schoenberg) e de autores da jazz theory (Greene, Groove e Dobbins). Notando que a noção ressoa em outras áreas (estética, filosofia, literatura, poesia, retórica etc.), conclui-se que, entre o apogeu e o declí­nio, a tese dos múltiplos significados fomentou fantasias criativas e teóricas que afetam nossas interpretações crí­tico-valorativas da música tonal.

Referência(s)