O subcampo da Música Eletrônica de Dança em Portugal: estudo comparativo de três microeditoras independentes
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2238-38752021v1129
ISSN2238-3875
Autores Tópico(s)Social and Cultural Dynamics
ResumoResumo A denominada música eletrônica de dança pode ser caracterizada como um subcampo de produção musical compreendendo uma rede de agentes que inclui músicos (sobretudo DJs/produtores), editoras discográficas, discotecas e salas de espetáculos, lojas de discos especializadas, promotores e programadores de espetáculos e canais de mídia especializados (imprensa impressa e online e rádio). Tendo recolhido informações por meio de entrevistas semidirigidas com membros do staff e pela análise de sites oficiais na web e páginas bandcamp, comparo nesse artigo três editoras dedicadas à música eletrônica de dança (Príncipe, Groovement e Discotexas) tomando como dimensões de análise valores e princípios estéticos, suas políticas de distribuição e sua relação com outros mediadores, como certas associações culturais e espaços noturnos (discotecas e salas de espetáculos) e os meios de comunicação (imprensa e rádio).
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