Artigo Acesso aberto

Estudo sobre Design Sensorial para sinalização acessível no Jardim Sensorial do Museu Câmara Cascudo

2021; Linguagem: Português

10.5151/cidicongic2021-025-355764-cidi-comunicacao.pdf

ISSN

2318-6968

Autores

Estéfane Tatiane Melquíades de Alencar, Helena Rugai Bastos,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Esta pesquisa aborda como os sentidos podem ser usados em sinalização, relacionando o Design Sensorial com as abordagens do design de sinalização. A principal característica dos projetos sensoriais é possibilitar a inclusão pelo uso de elementos que provocam os outros sentidos, além da visão. Na pesquisa, os jardins sensoriais são compreendidos como lugares para o ensino não formal das ciências. O projeto proposto foi desenvolvido a partir do estudo sobre a temática principal – jardins sensoriais, acessibilidade e inclusão e abordagens – e levantamento e análises sobre abordagens metodológicas de design de sinalização, por meio do estudo de autores da área, sobretudo, Chris Calori (2015), Douglas D’Agostini (2017), David Gibson (2009), Eduardo Cardoso e Tânia Koltermann da Silva (2018). O método utilizado, adaptado em especial do processo sugerido por Chris Calori (2015), é constituído por etapas para criação de sistemas de sinalização. Outrossim, nas etapas metodológicas houve o estudo das características do espaço e desenvolvimento do projeto.

Referência(s)
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