Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise da Configuração glótica e supraglótica e dados acústicos no canto do contratenor

2021; Escola de Música da UFMG; Issue: 40 Linguagem: Português

10.35699/2317-6377.2020.25951

ISSN

2317-6377

Autores

Tiago Lima Bicalho Cruz, Maurício Alves Loureiro,

Tópico(s)

Music Technology and Sound Studies

Resumo

Cantores realizam diferentes adaptações vocais para cantar tanto música lírica quanto popular. O mecanismo M1 (registro modal) é predominante, mas uma pequena parcela utiliza o mecanismo M2 (registro falsete). No canto lírico são os contratenores que fazem essa emissão vocal peculiar. O presente estudo analisou através de fibronasolaringoscopia, ajustes glóticos e supraglóticos realizados por contratenores, além da presença e do nível do formante do cantor. As tarefas (dois saltos intervalares - sexta menor e quarta justa – e um crescendo em nota sustentada) foram extraídos de uma ária de Georg Friedrich Haendel. No crescendo observou-se abaixamento de laringe e alargamento faríngeo; constrições faríngeas e elevação laríngea foram observadas em ambas as execuções dos saltos; não foi detectado nenhuma fenda glótica ou escape de ar. O formante do cantor foi identificado em todos os sujeitos. Contratenores profissionais tiveram melhor desempenho do que os não profissionais por apresentar em maior nível de amplitude o formante do cantor e ajustes supralaríngeos que favorecem a emissão vocal com menores constrições e maior abaixamento de laringe, portanto compatíveis com uma melhor emissão vocal.

Referência(s)
Altmetric
PlumX