Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A CONQUISTA DA AUTONOMIA DE JR POR MEIO DE SUAS APROPRIAÇÕES LINGUÍSTICAS

2016; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54221/rdtdppglinuesb.2016.v4i1.92

ISSN

1808-7760

Autores

Nayra Marinho Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo discute acerca da linguagem de um sujeito com síndrome de Down (SD) com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural enunciada por Vigotsky e da Neurolinguística Discursiva (ND). É uma pesquisa apresentada na forma de estudo de caso e tem o objetivo de analisar algumas questões do funcionamento da linguagem de JR, como o estilo telegráfico, sobretudo a questão das palavras de relação; a aquisição dos pronomes possessivos “meu/minha”; a emergência do pronome “eu” e o processo de construção da autonomia desse jovem que se deu por meio da linguagem e manifestou-se em outras áreas da vida de JR. Ele foi atendido no serviço de extensão oferecido por uma universidade pública localizada no sudoeste da Bahia. O procedimento de coleta de dados foi feito em sessões semanais, sendo esses dados as produções orais desse jovem, que foram analisadas à luz da construção teórica enunciada. No início da coleta dos dados, o sujeito JR apresentava fala visivelmente comprometida tanto em termos articulatórios quanto nas questões de organização sintática. Ao longo do acompanhamento foi enfatizado o papel mediador, do outro, tendo sido oferecido um atendimento direcionado, construído sobre a valorização das potencialidades do sujeito sem enfatizar qualquer tipo de déficit que JR viesse a apresentar em função da sua condição. Ao longo das sessões de atendimentos, JR apresentou avanços significativos que repercutiram não só em sua fala, mas, também, na construção de sua autonomia e na formação de sua personalidade. Os dados gerados neste estudo de caso demonstraram que JR avançou, pois lhe foram ofertadas oportunidades de vivenciar práticas sociais mediadas pelo outro, bem como foram oferecidas propostas que possibilitaram a ele operar sobre a linguagem e, assim, circular efetivamente pelo uso social da fala, escrita e leitura. Os dados indicam ainda que JR ou qualquer outro jovem que venha a receber acompanhamento, considerando a ND e a teoria histórico-cultural, poderá apropriar-se de forma efetiva dos domínios discursivos. SILVA, Nayra Marinho. A conquista da autonomia de JR por meio de suas apropriações linguísticas. Orientadora: Carla Salati Almeida Ghirello-Pires. 2016. 78f. Dissertação (mestrado em Linguística) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-graduação em Linguística, Vitória da Conquista, 2016. DOI:https://doi.org/10.54221/rdtdppglinuesb.2016.v4i1.92 Acesso em: xxxxxxxx

Referência(s)