Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepção sobre educação em ambiente remoto dos alunos participantes de programas de iniciação à docência (PIBID e Pró-Licenciaturas) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 14 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i14.21812

ISSN

2525-3409

Autores

Juliana Cristina dos Santos, Flavio Adriano Bastos, Marcos Magalhães de Souza, Ariane Borges de Figueiredo, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, Luciane de Castro Quintiliano,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

A transição do ensino presencial para o formato remoto emergencial durante a pandemia afetou de maneira distinta docentes e discentes, em todos os níveis de escolaridade e faixas etárias, inclusive os programas institucionais de bolsas de iniciação à docência como o PIBID, por exemplo, que também tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Diante dessa perspectiva, realizou-se uma análise diagnóstica da percepção do ensino remoto por parte dos acadêmicos de licenciatura do IFSULDEMINAS vinculados aos programas de iniciação à docência. Assim, a partir das atividades realizadas no 6o Encontro das Licenciaturas, organizado pelo IFSULDEMINAS, de forma on-line, obteve-se respostas a partir da aplicação de um questionário com questões abertas criado no Google Forms e dos relatos apresentados em um debate realizado posteriormente pelo Google Meet. Foram obtidas 354 respostas, em que a ausência de interação social, a falta de foco e interesse nas atividades devido à quantidade de distrações, e ausência de aulas práticas estão entre os principais aspectos negativos apresentados pelos estudantes, enquanto que a possibilidade de flexibilização no horário, o aprendizado de novas tecnologias e a comodidade de se estudar em casa aparecem como os fatores positivos mais citados. Há, portanto, impactos positivos e negativos do ensino remoto para os cursos superiores em licenciatura do IFSULDEMINAS, que desenvolveu ações na busca de metodologias e ações no auxílio aos discentes. Porém, constata-se a necessidade de mais estudos para mensurar o impacto do ensino remoto, ocasionado pela pandemia, sobre o aprendizado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX