
As possibilidades da educação 4.0 a partir dos pilares da Indústria 4.0
2021; Linguagem: Português
ISSN
1982-1816
AutoresMárcia Gorett Ribeiro Grossi, Thiago Fiuza de Sousa Cruz, Dalva de Souza Minoda, Natália Trindade de Souza,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO objetivo desse artigo foi verificar as possibilidades de se usar os nove pilares da industria 4.0, estabelecidos pelo Boston Consulting Group, no contexto escolar, contribuindo para a efetivacao do modelo da educacao 4.0. Par tal, foi realizada em 2021 uma pesquisa de abordagem qualitativa. De acordo com o objetivo tracado, o tipo de pesquisa foi a descritiva e em relacao aos procedimentos tecnicos, escolheu-se a pesquisa bibliografica. Os resultados revelaram que esses pilares da industria podem ser aplicados na educacao, ajudando na efetivacao da educacao 4.0. O uso desses pilares pode ser observado diretamente nas praticas pedagogicas, como favorecimento das metodologias ativas, destacando nesta pesquisa: a aprendizagem baseada em projetos, a sala de aula invertida, o design thinking e atividades maker. E tambem indiretamente, como ferramenta de apoio na gestao escolar como, por exemplo a computacao em nuvem que elimina a necessidade de instalacao de softwares ou sistemas nos computadores locais da escola reduzindo a necessidade de altos investimentos financeiros em armazenagem de dados escolares.
Referência(s)