
Relação entre Vivência Acadêmica e Ansiedade em Estudantes Universitários
2021; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4013/ctc.2021.142.09
ISSN1983-3482
AutoresAnna Clara Santos da Silva, Adriana Lúcia Meireles, Clareci Silva Cardoso, Sabrina Martins Barroso, Daniela Carine Ramires de Oliveira, Waléria de Paula, Mário César Rezende Andrade, Marina Bandeira,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEstudos têm investigado a ansiedade e a adaptação acadêmica em estudantes universitários, mas poucas pesquisas nacionais avaliaram a relação entre estas variáveis. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de adaptação acadêmica dos estudantes e suas relações com ansiedade e variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Trata-se de Pesquisa de Levantamento (Survey), de corte transversal, parte de um estudo multicêntrico. Participaram 316 alunos da Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foram aplicados os seguintes instrumentos online: Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r); Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e Questionário sociodemográfico/acadêmico. Os resultados mostraram grau moderado de adaptação acadêmica, com maiores escores nas dimensões Carreira, Pessoal e Interpessoal e níveis moderados de ansiedade. Na regressão múltipla, maior nível de ansiedade foi preditor de menor adaptação acadêmica, nas dimensões Carreira, Estudo e Institucional. Para a dimensão Carreira, cursar Medicina também foi um fator preditor de menor adaptação. Para ansiedade, os fatores preditores foram: sexo feminino, cursar Enfermagem e ter menor idade. Esta pesquisa pode ser considerada um avanço na área, devido à carência de estudos nesta temática. Estudos futuros deverão incluir outras universidades e regiões do país.
Referência(s)