
Violência contra as mulheres nos games:
2021; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4013/fem.2021.232.17
ISSN1984-8226
AutoresRenata Jéssica Galdino, Tarcísio Torres Silva,
Tópico(s)Digital Games and Media
ResumoEste trabalho discute a violência contra as mulheres nos games. Evidencia ser este um campo de tensão, pois ao mesmo tempo em que cresce a participação feminina em competições e em iniciativas do setor, crescem também as manifestações contrárias à maior presença feminina num ambiente até pouco tempo atrás predominantemente masculino. Através do levantamento de dados quantitativos, análise de conteúdo e discussão de casos como o da ativista Anita Sarkeesian e da hashtag gamergate, observamos que a violência que se manifesta nos games é reflexo de uma cultura machista presente na indústria e em parte da comunidade gamer. Por outro lado, a antipatia de uma parcela do público masculino tem contribuído para a melhor organização das mulheres de iniciativas para buscar espaço no setor e fortalecer sua presença. Palavras-chave: mulher, games, misoginia.
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