Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Autoavaliação da memória de jovens universitários

2021; Academia Brasileira de Audiologia; Volume: 26; Linguagem: Português

10.1590/2317-6431-2021-2468

ISSN

2317-6431

Autores

Crislaynne Kelly Carvalho de Melo, Antônio Vitor da Silva Roseno, Arthur José Lopes da Silva, Tayná Fernandes Pessoa, Gabrielly Alves de Santana, Libini Evelyn De Souza Santiago, Déborah Lúcia Feitosa Montenegro, Larissa Nadjara Alves Almeida, Ivonaldo Leidson Barbosa Lima,

Tópico(s)

Memory Processes and Influences

Resumo

RESUMO Objetivo analisar a autoavaliação da memória de jovens universitários. Métodos trata-se de um estudo observacional, transversal, de caráter analítico, com abordagem quantitativa. Participaram 519 estudantes, matriculados regularmente em instituições de ensino superior, com média de idade de 22,9 anos (±5,5), sendo 408 mulheres e 111 homens. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Memória Prospectiva e Retrospectiva - QMPR (Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ-10) e um questionário com informações sociodemográficas e com queixas de memória relacionadas às atividades acadêmicas. Os dados foram analisados quantitativamente, de forma descritiva e inferencial, com uso do teste Qui-quadrado, considerando o valor de p<5%. Resultados os jovens universitários relataram dificuldades frequentes de memória, em especial na prospectiva e de curto prazo. Foi visto que 46,6% dos participantes apresentaram queixas de memória e 62,8% referiram acreditar que a rotina na universidade pode provocar aumento nas falhas de memória. Na autoavaliação, verificou-se que 47,7% mencionaram dificuldades na memória prospectiva e de curto prazo e, em relação à rotina acadêmica dos universitários, 46,4% relataram dificuldades na memória retrospectiva. Conclusão há associação entre a presença de queixa e os dados da autoavaliação da memória.

Referência(s)